Tools ‹ Gipri’s Weblog — WordPress

*Assinatura de acordos de cooperação e criação de Rede Ibero-Americana de
Arqueologia marcaram dia de trabalho
s*
**
Com uma ampla assistência e com a presença do Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco, o Governo Federal Brasileiro e os Governos Estaduais do Piauí e do Maranhão assinaram, esta sexta-feira, diversos acordos com Portugal.

O Instituto Politécnico de Tomar e o Museu de Mação irão apoiar a criação de uma rede de pólos museológicos em todo o Brasil, especialmente vocacionados para o acesso das populações mais pobres ao conhecimento arqueológico.

Na mesma ocasião foi criada a Rede Ibero-Americana de Arqueologia, com
representantes de Portugal, Espanha, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Peru, Guatemala e México.

O grande instrumento que vai consolidar a recém-constituída Rede é o sistema do arqueomacao.tv e os projectos didácticos do Museu de Mação.

Dado o pontapé de saída, ontem em Mação, o objectivo consiste agora em implantar o arqueomacao.tv noutros países e que este seja enriquecido com os conteúdos de todos. Assim, para quem já conhece o Museu de Mação e algumas realidades pode sempre voltar a consultar todos os conteúdos neste canal e perceber ainda que projectos e acções estão a ser desenvolvidos além-fronteiras, pelos outros membros da Rede Ibero-Americana de Arqueologia.

Os representantes dos Estados brasileiros do Piauí e Maranhão, bem como do Governo Federal do Brasil, ontem presentes nas Jornadas, manifestaram já o seu interesse no projecto arqueomacao.tv.

O arqueomacao.tv vai permitir um fácil acesso a todos os conteúdos a custo zero. As pessoas poderão, assim, a partir de suas casas e dos seus países, aceder às informações disponibilizadas neste canal de TV por internet. Prova disso, nestas Jornadas, foram, por exemplo, as várias intervenções de especialistas realizadas a partir da Guatemala, Peru e El Salvador, que participaram em directo no evento.
——————————

Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo ¬ Largo Infante D. Henrique ¬ 6120-721 Mação ¬ Tlf: 241571477
Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo ¬ Lg. do Chafariz nº 3, Ap. 32 ¬ 2260-419 V. N. Barquinha ¬ Tlf: 249711209

Leave a comment

Filed under Noticias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s